*Publicado originalmente no portal Direito & Negócios em 24/07/2023.
A quinta geração das redes móveis, que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, promete maiores velocidades de conexão e download de dados. A tecnologia 5G está cada vez mais próxima da vida das pessoas e abre um novo mundo de possibilidades com aplicações em cidades inteligentes, carros autônomos e até em cirurgias à distância. Dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que o Brasil já possui 10 milhões de acessos à tecnologia 5G, correspondendo a 4% do share entre todas as tecnologias disponíveis.
Marcel Zamboni, sócio e diretor de desenvolvimento de negócios da VSB International explica que as operadoras vêm investindo forte em infraestrutura com foco na expansão do 5G. “Entre os critérios de seleção para implementação do 5G nas cidades está a infraestrutura de cabeamento físico de fibra ótica e algumas características da população. A rede 5G é parte essencial dentro dos planos das chamadas smart cities, dando suporte para tecnologias de conectividade como semáforos inteligentes e vagas de estacionamento controladas por sensores, leitura automática de marcadores de água, luz e gás etc.”, pontua o executivo.
Segundo Zamboni, a expectativa é de que a migração por completo para a tecnologia 5G no Brasil ocorra em meados de 2029. “Neste prazo teremos o 5G funcionando em sua plenitude no país. Existe uma demanda muito forte em cima do 5G, há uma ansiedade da população no sentido de adotar a tecnologia. Contudo, existe também a necessidade da troca de equipamentos, visto que a maioria dos smartphones em operação ainda está, em sua maioria, conectado à tecnologia 4G, e que os aparelhos são o principal meio de conexão para muitos brasileiros”, explica.
Saiba mais em: https://www.direitoenegocios.com/como-o-avanco-do-5g-impacta-a-populacao-e-os-negocios/
Para conhecer a ferramenta de tarifação, clique aqui: RMS