*Publicado originalmente no site InforChannel em 15/09/23.
Em um mercado composto por mais de 10 mil empresas segundo dados da Anatel, a maioria identificada como Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs), é surpreendente o volume de empresas que ainda controlam processos de forma manual, via Excel. A informação, levantada pela VSB International, contrasta com atributos como inovação e automação, comumente atribuídos às empresas do mercado de telecom.
Com a expansão do mercado de telecomunicações nos últimos anos, sobretudo em número de usuários conectados à Internet (mais de 181,3 milhões, que representam 84,3% da população em 2023 segundo o relatório “Digital 2023: Brazil”), os processos não automatizados são um entrave para o crescimento sustentável do mercado.
“E o problema ganha proporções maiores quando atinge parte significativa das PPPs, que são responsáveis por 60% do segmento de fibra óptica do país, segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint)”, pontua Marcel Zamboni, sócio da VSB International com 29 anos de carreira no setor de telecomunicações. Zamboni recentemente esteve no congresso Link ISP, que reuniu provedores de todo o país em Gramado/RS para discutir avanços e novas tecnologias voltadas para infraestrutura de conectividade.
“As tecnologias evoluíram e não estão mais restritas a corporações de médio e grande porte. Para acompanhar o movimento de expansão, evitar desperdício de recursos e ter uma visão completa e auditável da infraestrutura do próprio negócio, a busca por soluções que diminuam a desorganização é a chave para que os players se mantenham competitivos e elevem o nível de suas operações”, alerta Zamboni.
Saiba mais em: https://inforchannel.com.br/2023/09/15/empresas-de-telecom-buscam-gestao-mais-inteligente-da-infraestrutura/
Para conhecer a ferramenta de gerenciamento de infraestrutura de conectividade, clique aqui: https://www.vsb.net.br/sgic/